Comunicado à Imprensa - WACKER South America


Comunicado à Imprensa

América do Sul

ABRAFATI 2017 A WACKER apresenta dispersões e silicones para aplicações dos setores de tintas e revestimentos, adesivos e materiais gráficos

São Paulo, out 03, 2017

Na ABRAFATI 2017, a WACKER apresenta os mais diversos produtos à base de polímeros e silicones para as indústrias de tintas e revestimentos, adesivos e materiais gráficos da região. Entre outros, a empresa mostra a dispersão PRIMIS® SAF 9000 e o silicone SILRES® BS 710 para mais facilmente remover pichações de superfícies com ele tratado. Além da dispersão VINNAPAS® EF 575 para massas de calafetar e selagem, o grupo também apresenta a dispersão VINNAPAS® EP 3360 para a formulação de tintas para interior de baixíssimo odor, bem como a resina VINNOL® E 18/38 para impressão digital. Paralelamente, a WACKER ainda está lançando três aplicações de ligantes e dois novos produtos de silicone para revestimentos industriais no mercado sul-americano. A ABRAFATI acontece de 3 a 5 de outubro em São Paulo, Brasil.

As dispersões PRIMIS® SAF 9000 proporcionam paredes sempre limpas como mostra a comparação direta acima: A superfície da esquerda foi pintada com uma tinta para ambientes internos comum, já a superfície da direita recebeu tratamento com uma tinta contendo PRIMIS® SAF 9000 (eu colocaria a descrição diretamente nas figuras). Mesmo manchas de batom pode ser removidas com um pano úmido sem deixar resquícios na parede tratada (lado direito acima), enquanto a superfície não tratada apresenta uma mancha visível mesmo após a limpeza (lado esquerdo acima)

Superfícies resistentes à sujeira, fáceis de limpar e cuidar

Um destaque especial na Abrafati deste ano são as novas soluções da WACKER para tratar as superfícies de forma a aumentar sua resistência à sujeira. Por causa da sua composição especial, a dispersão PRIMIS® SAF 9000 é ao mesmo tempo oleofóbica e hidrofóbica, protegendo a película de tinta das mais diversas manchas - de café a lápis de cor, passando por vinho tinto. A adição de 10 a 20 % da dispersão em relação ao ligante principal possibilita que a sujeira possa ser removida da parede com uma esponja comum.

Graças ao novo revestimento antipichação da WACKER é possível remover pichações de forma rápida e econômica.

O novo silicone SILRES® BS 710 é um elastômero de silicone que tem sua cura à temperatura ambiente e com exposição à umidade. Graças ao filme de silicone permanentemente elástico, pichações podem ser removidas facilmente com água e adesivos, pôsteres ou cartazes destacados sem problemas. Uma vantagem interessante: O produto não contém nemcatalisadores base estanho nem oximas e sua formulação apenas requer pouquíssimo solvente.

Novos ligantes para aplicações adesivas e vedantes

Na Abrafati deste ano, a WACKER apresenta as dispersões VAE VINNAPAS® EP 6420 para formular adesivos com base água para aplicações sofisticadas na área de papel e embalagem. Este ligante VAE oferece um desempenho único em processo de aplicação por bicos injetores, com excelente estabilidade de uso e sem respingos e acúmulo de produto nos bicos. O produto apresenta um bom equilíbrio entre coesão e aderência, extraordinária facilidade de limpeza, alta adesão inicial e excelente trabalhabilidade mecânica. Devido à sua viscosidade e seu elevado teor de sólidos, bem como sua alta resistência à sedimentação – mesmo nas diluições de baixa viscosidade, VINNAPAS® EP 6420 permite formulações em uma vasta gama de viscosidades.

Para substratos de difícil adesão, que exigem uma adesão cada vez melhor, a WACKER desenvolveu as dispersões VINNAPAS® EP 701K. Com seu elevado teor de etileno e uma temperatura de transição vítrea relativamente baixa (Tg -10 °C), esta dispersão VAE é especialmente flexível. Graças à alta força ligante, à rápida adesão inicial e à sua boa maquinabilidade, VINNAPAS® EP 701K é perfeito para a laminação de filmes de plástico em papel revestido e não revestido. Aplicações típicas abrangem sacolas de papel, caixas, capas de livros ou a laminação de PVC (policloreto de vinila) em móveis. Como não são necessários plastificantes adicionais, por causa da composição química da dispersão VINNAPAS® EP 701K, o produto também permite a formulação de adesivos com baixo potencial de migração.

Pela primeira vez, a WACKER apresenta as dispersões VINNAPAS® EF 575 para adesivos e selantes ao mercado sul-americano. O produto é um ligante ideal em selantes para diversas aplicações, como por exemplo, juntas de vedação em janelas, escadas e portas, trincas em paredes ou para vedação de sistemas combinados de aquecimento, ventilação e ar condicionado. Com uma temperatura de transição vítrea (Tg) relativamente baixa de 0°C, o ligante proporciona a flexibilidade necessária aos vedantes com base nos copolímeros de acetato de vinilaetileno. Além disso, a dispersão VAE possui excelente aderência em alumínio e aço inoxidável galvanizado.

Na Abrafati, a WACKER apresenta, entre outros, o produto GENIOSIL® XM 20, um poliéter terminado em alfa-silano, o qual permite a formulação de argamassas, colas e adesivos elásticos isentos de plastificante com flexibilidade extrema. Aplicações típicas são adesivos para tacos e selantes adesivos universais.

Usados como ligantes, os novos polímeros terminados em silano GENIOSIL® XM 20 e GENIOSIL® XM 25, modificam as propriedades mecânicas de adesivos e selantes, sobretudo o módulo elástico. Melhoram as propriedades de adesão de colas e adesivos isentos de plastificantes, de modo que o produto final não precisa mais de plastificantes convencionais. GENIOSIL® XM 20 é um poliéter terminado em alfa-silano que possibilita a produção de adesivos com elasticidade extremamente elevada e isentos de plastificantes. Aplicações típicas são adesivos para pisos de madeira e selantes adesivos de uso geral. GENIOSIL® XM 25, é um poliéter terminado em gama-silano que permite a formulação de selantes de baixo módulo e recuperação elástica excepcionalmente elevada. As opções de aplicação são, por exemplo, selantes para juntas de dilatação em construções com estruturas pré-moldadas de concreto e para juntas de conexão entre esquadrias de janelas e paredes.

Tintas de parede ecológicas: VINNAPAS® EP 3360

As dispersões VINNAPAS® EP 3360 à base de acetato de vinila-etileno (VAE) são indicadas para tintas foscas a semi-brilho, com elevada resistência à abrasão e melhor poder de cobertura do que sistemas convencionais, de base acrílica, com a mesma concentração volumétrica de pigmentos (PVC). O produto possui, além disso, um teor de monômero residual muito baixo (< 200 ppm) bem como um teor de formaldeído muito baixo (< 20 ppm) e não precisa de solventes orgânicos ou coalescentes para a formação de filme. Adicionalmente, ainda permite a formulação de tintas praticamente sem odor, com um teor extremamente baixo de compostos orgânicos voláteis (VOC < 1 g/l), sendo, por isso, especialmente indicado para locais em que tintas com baixos valores de emissão são imprescindíveis, tais como quartos de crianças, hotéis e edifícios públicos, como hospitais ou escolas.

A resistência à temperatura do novo ligante SILRES® REN70-M é testada no laboratório da WACKER. Para o teste pintam-se chapas de aço com um verniz contendo o ligante. Em seguida, as chapas de aço são aquecidas a 650°C.

Revestimentos industriais resistentes às intempéries e ao calor

O novo ligante SILRES® REN 70-M possibilita a produção de vernizes estáveis em altas temperaturas com extrema resistência ao calor, chegando a 600°C. O produto é praticamente isento de solventes aromáticos (< 0,1 %) e especialmente indicado para formular revestimentos para plantas industriais, peças de motores ou fornos. SILRES® REN 70-M consegue a combinação ideal de dureza e flexibilidade das resinas de silicone. Como ligante em revestimentos resistentes ao calor oferece uma proteção eficaz contra corrosão em superfícies metálicas, mesmo em caso de altas temperaturas operacionais ou oscilações bruscas de temperatura.

Para tintas e vernizes resistentes às intempéries, a WACKER apresenta o intermediário de silicone SILRES® IC 235, completamente sem aromáticos, utilizado no revestimento de pontes, estatores em usinas eólicas ou plantas industriais em geral. O intermediário à base de polisiloxano SILRES® IC 235 consiste de um polisiloxano de metil-fenil metoxifuncional com estreita distribuição de peso molecular. A nova resina de silicone foi concebida de tal maneira que uma adição de apenas 15 % já aumenta a resistência aos raios UV e à ação do tempo do ligante orgânico em sistemas de revestimento sem prejudicar as suas propriedades mecânicas.

Novo ligante para tintas digitais: VINNOL® E 18/38

A WACKER ainda apresenta o novo ligante VINNOL® E 18/38, de baixa viscosidade, para aplicações de impressão digital de alta qualidade. A resina de copolímero de cloreto de vinila e acetato de vinila resulta em tintas para a impressão a jato de tinta com excelente formação de gotículas, o que melhora a qualidade da impressão no produto final e aumenta a vida útil dos cabeçotes de impressão. Além disso, o VINNOL® E 18/38 apresenta excelente aderência a PVC flexível e muitos outros substratos e traz benefícios tanto para a impressão de grandes superfícies, como também para impressão de cabos, uniões aparafusadas e outros componentes de plástico.

Visite a WACKER na Abrafati 2017 no estande D 5/6.

WACKER - CREATING TOMORROW'S SOLUTIONS

A WACKER é uma empresa de atuação global. Consulte o site global do grupo WACKER para obter informações sobre diferentes regiões em alemão, inglês e chinês.

Página WACKER Global