Comunicado à Imprensa - WACKER South America


Comunicado à Imprensa

América do Sul

Abrafati 2017: WACKER apresenta dispersões e silicones para revestimentos "easy-to-clean"

Munique/ São Paulo, ago 14, 2017

Na Abrafati 2017 a WACKER apresentará uma série de soluções novas para tratamentos que repelem a sujeira em superfícies minerais. Por causa da sua composição, a dispersão PRIMIS® SAF 9000 é ao mesmo tempo oleofóbica e hidrofóbica, protegendo tintas de parede das mais diversas manchas - de café a lápis de cor, passando por vinho tinto. Além disso, a WACKER apresentará seu novo concentrado com princípio ativo anti-graffiti: Formulações contendo SILRES® BS 710 formam um filme de proteção de silicone elástico permanente, permitindo que pichações possam ser removidas de forma bem simples apenas com água. Mesmo adesivos, pôsteres ou cartazes podem ser removidos facilmente. A Abrafati acontece de 3 a 6 de outubro em São Paulo.

Anti-Graffiti-Beschichtung
Graças ao novo revestimento anti-graffiti da WACKER é possível remover pichações de forma rápida e econômica.

A dispersão PRIMIS® SAF 9000 também permite formular as assim chamadas tintas fáceis de limpar (easy-to-clean), são tintas de paredes internas resistentes a uma série de substâncias, como chá, café, batom, mostarda, lápis de cor, etc.. Basta adicionar 10 a 20 % da dispersão em relação ao ligante principal para que a sujeira possa ser removida da parede com uma esponja comum. Além disso, a dispersão aumenta a resistência ao blocking nas formulações, de modo que as superfícies depois de secas não aderem quando são pressionadas uma contra a outra.

Nas tintas para paredes externas, a adição de PRIMIS® SAF 9000 reduz significativamente a tendência a sujarem e evita que aditivos solúveis em água, como emulsificantes, sejam lixiviados, escorram, deixando manchas.

A dispersão PRIMIS® SAF 9000 não foi classificada como substância perigosa e segundo o Instituto Federal de Avaliação de Riscos da Alemanha (BfR) é inclusive indicada para contato com gêneros alimentícios e água potável (recomendação BfR XIV). Assim, as novas dispersões representam uma alternativa ecológica com boa relação custo/benefício para formular tintas de paredes que repelem sujeira.

Revestimento anti-pichação

O novo concentrado de princípio ativo anti-graffiti SILRES® BS 710 é uma formulação monocomponente de borracha de silicone que forma um elastômero de silicone após a cura à temperatura ambiente e exposição à umidade. O revestimento anti-pichação à base de silicone distingue-se dos produtos tradicionais pelo seu conceito de formulação diferente, pois dispensa completamente catalisadores de estanho e reticuladores à base de oxima.

Revestimentos produzidos com SILRES® BS 710 podem ser aplicados por pulverização ou com rolo ou pincel. Normalmente, basta um único tratamento. Após um tempo de cura de um dia, as superfícies oferecem uma proteção segura contra pichação, cartazes ou pôsteres. Ademais, o filme de silicone é permeável ao vapor d'água. Os testes relativos às propriedades de aderência demonstraram que substratos minerais porosos, tais como concreto e telhas não precisam ser tratados com primer antes da aplicação de um revestimento produzido com SILRES®.

Após a cura, o filme de silicone fica muito repelente, isto abesivo, de modo que outras substâncias não conseguem aderir ou aderem muito mal. Por isso, as pichações podem ser removidas com tanta facilidade e adesivos, pôsteres ou cartazes acabam caindo sozinhos ou podem ser descolados sem esforço. Para remover as pichações basta limpar a superfície com uma esponja úmida ou uma lavadora de alta pressão e água fria.

Após a cura, o filme é elástico e flexível, resistindo a todas as influências de intemperismo e temperatura que ocorrem na prática. Por causa da sua flexibilidade e boa aderência ao substrato, o filme permanece intacto depois de ser lavado para remover pichações, cartazes ou adesivos. Isto significa que SILRES® BS 710 oferece uma proteção permanente. Além disso, SILRES® BS 710 ainda realça a cor e transmite um leve brilho à superfície.

Os fabricantes de sistemas de proteção de construções podem processar o concentrado SILRES® BS 710 para obter produtos prontos para uso e ainda regular o teor do princípio ativo e a viscosidade conforme a aplicação. Uma coloração com pigmentos igualmente é possível. Aplicações típicas de SILRES® BS 710 são revestimentos e tintas que protegem prédios, escolas, passarelas, estacionamentos, estações de trem/metrô ou rodoviárias, pontes em rodovias ou barreiras sonoras de pichações e cartazes.

Visite a WACKER na Abrafati 2017 no estande 112.

WACKER - CREATING TOMORROW'S SOLUTIONS

A WACKER é uma empresa de atuação global. Consulte o site global do grupo WACKER para obter informações sobre diferentes regiões em alemão, inglês e chinês.

Página WACKER Global